AC Camargo ganha agilidade e facilidade no acesso a informação com PBCS da Oracle
April 19, 2022 | 4 minute readPor Redação Oracle
O AC Camargo atua em São Paulo como câncer center há mais de 60 anos. A abordagem da instituição se apoia em três pilares: assistencial (o próprio hospital), ensino (formação de médicos) e pesquisa. A partir da combinação desses aspectos, a entidade oferece um cuidado muito mais abrangente ao paciente, de forma a garantir bem-estar e continuidade de vida a ele.
Todas as ações são direcionadas ao dia a dia do paciente. E a adoção de soluções digitais foi essencial para aprimorar processos. Entre elas, está o uso de inteligência artificial, que permite identificar a necessidade de o paciente ir até o hospital, trocar informações com outras instituições (como o SUS) e assim por diante.
Desafios
Mas olhando para dentro, mais precisamente para o back office, o grande desafio da instituição era integrar todos os seus processos de gestão a uma plataforma ERP eficiente, de forma a minimizar erros, garantir mais agilidade e evitar retrabalhos. Tudo isso dentro de um processo contínuo de transformação digital.
Para isso, o AC Camargo revisita o que foi feito de forma menos planejada, fazendo ajustes que ajudem a garantir maior benefício das iniciativas como um todo.
E nessa jornada contínua de melhorias – sempre dentro do processo de transformação digital – o AC Camargo tem buscado atualizar seu parque de soluções tecnológicas. E nesse cenário, foram identificadas necessidades mais específicas. Ficou claro, por exemplo, que era preciso ser mais pragmático em relação à cadeia orçamentária (tanto na previsão, quanto na realização), que é muito crítica para a sustentação da companhia. E uma solução completa e flexível era essencial para atingir essa meta.
Por que o AC Camargo escolheu a Oracle
Durante a avaliação das opções, foi considerada não apenas a ferramenta, mas também a capacidade de integração com o ecossistema. E o Planning and Budgeting Cloud Service (PBCS) da Oracle – um dos módulos pertencentes ao Oracle EPM – oferece transparência na gestão de dados e permite consolidar as informações mais facilmente. Durante a avaliação das opções, foi considerada não apenas a ferramenta, mas também a capacidade de integração com nosso ecossistema. O Planning and Budgeting Cloud Service (PBCS) oferece transparência na gestão de dados e permite consolidar as informações mais facilmente
Rodrigo Gosling, superintendente de inovação e transformação digital, AC Camargo Cancer Center
E o trabalho de implementação teve apoio das equipes tanto da KPMG, quanto da própria Oracle, que atuaram em conjunto nesse processo. Ele ocorreu de forma integrada e transparente, já que todos tinham o mesmo propósito. Com isso, atualmente, a equipe começa a desfrutar da ferramenta de forma mais madura.
Resultados
Os benefícios da adoção da ferramenta já podem ser observados pela equipe do AC Camargo. A visualização da informação, por exemplo, se tornou muito mais clara: é mais fácil analisar e justificar despesas, bem como encontrar erros. Além disso, o PBCS oferece uma visão histórica para comparações. Assim, o uso dos recursos financeiros passa a ser mais preciso e direcionado aos processos que têm impacto direto para o paciente.
“Com a informação disponível em tempo hábil para a definição do orçamento, é possível tomar decisões mais rapidamente e de forma mais precisa”, afirmou Rodrigo Gosling, Superintendente de Inovação e Transformação Digital do AC Camargo, “Isso inclui o uso de investimento e de capital em novas funcionalidades e novos projetos que beneficiarão o paciente diretamente. Afinal, quanto mais fluido for o back office, melhor para o paciente”.
Outra vantagem da adoção do PBCS no AC Camargo fica por conta da visão das informações. Segundo Marcelo Lucania, Gerente de Sistemas da instituição, o uso da solução da Oracle passou a permitir visualização e análises mais fluidas de todos os dados gerados. “Com um overview mais amplo, ficou mais fácil justificar despesas, encontrar erros de lançamentos e também ter uma visão histórica mais clara de despesas e receitas do AC Camargo”, afirmou ele. “Estamos usando o PBCS há pouco mais de três meses e já sentimos melhorias em nossos processos de análise, principalmente porque não precisamos voltar aquelas planilhas de Excel de meses anteriores para buscar erros. A solução da Oracle já nos ajuda a identificá-los de forma muito mais simples. E estamos descobrindo ainda muitas outras funções da ferramenta, a curva de aprendizado está sendo muito interessante”.
Rodrigo Gosling afirma ainda que a rapidez na disponibilidade da informação proporcionada pelo Oracle PBCS também acarreta em vantagens para os pacientes do AC Camargo. ´”Com a disponibilidade mais ágil de dados, é possível termos decisões mais rápidas e claras no uso do nosso capital para investimentos em novos projetos e funcionalidades que terão impacto direto em nossos pacientes”, destaca o executivo. “Quanto mais fluido for o nosso back office, mais tempo teremos para agilizar iniciativas que beneficiarão a todos que usam nossos serviços de saúde. Afinal, o tempo é uma questão fundamental nesse setor”.
Fonte: https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/ac-camargo-agilidade-facilidade-acesso-informacao-oracle-pbcs?source=:so:ch:or:awr::::