AC Camargo ganha agilidade e facilidade no acesso a informação com PBCS da Oracle

AC Camargo ganha agilidade e facilidade no acesso a informação com PBCS da Oracle

April 19, 2022 | 4 minute readPor Redação Oracle

O AC Camargo atua em São Paulo como câncer center há mais de 60 anos. A abordagem da instituição se apoia em três pilares: assistencial (o próprio hospital), ensino (formação de médicos) e pesquisa. A partir da combinação desses aspectos, a entidade oferece um cuidado muito mais abrangente ao paciente, de forma a garantir bem-estar e continuidade de vida a ele. 

Todas as ações são direcionadas ao dia a dia do paciente. E a adoção de soluções digitais foi essencial para aprimorar processos. Entre elas, está o uso de inteligência artificial, que permite identificar a necessidade de o paciente ir até o hospital, trocar informações com outras instituições (como o SUS) e assim por diante.


Desafios

Mas olhando para dentro, mais precisamente para o back office, o grande desafio da instituição era integrar todos os seus processos de gestão a uma plataforma ERP eficiente, de forma a minimizar erros, garantir mais agilidade e evitar retrabalhos.  Tudo isso dentro de um processo contínuo de transformação digital.

Para isso, o AC Camargo revisita o que foi feito de forma menos planejada, fazendo ajustes que ajudem a garantir maior benefício das iniciativas como um todo.

E nessa jornada contínua de melhorias – sempre dentro do processo de transformação digital – o AC Camargo tem buscado atualizar seu parque de soluções tecnológicas. E nesse cenário, foram identificadas necessidades mais específicas. Ficou claro, por exemplo, que era preciso ser mais pragmático em relação à cadeia orçamentária (tanto na previsão, quanto na realização), que é muito crítica para a sustentação da companhia. E uma solução completa e flexível era essencial para atingir essa meta.

Por que o AC Camargo escolheu a Oracle

Durante a avaliação das opções, foi considerada não apenas a ferramenta, mas também a capacidade de integração com o ecossistema. E o Planning and Budgeting Cloud Service (PBCS) da Oracle – um dos módulos pertencentes ao Oracle EPM – oferece transparência na gestão de dados e permite consolidar as informações mais facilmente. Durante a avaliação das opções, foi considerada não apenas a ferramenta, mas também a capacidade de integração com nosso ecossistema. O Planning and Budgeting Cloud Service (PBCS) oferece transparência na gestão de dados e permite consolidar as informações mais facilmenteRodrigo Gosling, superintendente de inovação e transformação digital, AC Camargo Cancer Center

E o trabalho de implementação teve apoio das equipes tanto da KPMG, quanto da própria Oracle, que atuaram em conjunto nesse processo. Ele ocorreu de forma integrada e transparente, já que todos tinham o mesmo propósito. Com isso, atualmente, a equipe começa a desfrutar da ferramenta de forma mais madura.

Resultados

Os benefícios da adoção da ferramenta já podem ser observados pela equipe do AC Camargo. A visualização da informação, por exemplo, se tornou muito mais clara: é mais fácil analisar e justificar despesas, bem como encontrar erros. Além disso, o PBCS oferece uma visão histórica para comparações. Assim, o uso dos recursos financeiros passa a ser mais preciso e direcionado aos processos que têm impacto direto para o paciente.

“Com a informação disponível em tempo hábil para a definição do orçamento, é possível tomar decisões mais rapidamente e de forma mais precisa”, afirmou Rodrigo Gosling, Superintendente de Inovação e Transformação Digital do AC Camargo, “Isso inclui o uso de investimento e de capital em novas funcionalidades e novos projetos que beneficiarão o paciente diretamente. Afinal, quanto mais fluido for o back office, melhor para o paciente”.

Outra vantagem da adoção do PBCS no AC Camargo fica por conta da visão das informações. Segundo Marcelo Lucania, Gerente de Sistemas da instituição, o uso da solução da Oracle passou a permitir visualização e análises mais fluidas de todos os dados gerados. “Com um overview mais amplo, ficou mais fácil justificar despesas, encontrar erros de lançamentos e também ter uma visão histórica mais clara de despesas e receitas do AC Camargo”, afirmou ele. “Estamos usando o PBCS há pouco mais de três meses e já sentimos melhorias em nossos processos de análise, principalmente porque não precisamos voltar aquelas planilhas de Excel de meses anteriores para buscar erros. A solução da Oracle já nos ajuda a identificá-los de forma muito mais simples. E estamos descobrindo ainda muitas outras funções da ferramenta, a curva de aprendizado está sendo muito interessante”.

Rodrigo Gosling afirma ainda que a rapidez na disponibilidade da informação proporcionada pelo Oracle PBCS também acarreta em vantagens para os pacientes do AC Camargo. ´”Com a disponibilidade mais ágil de dados, é possível termos decisões mais rápidas e claras no uso do nosso capital para investimentos em novos projetos e funcionalidades que terão impacto direto em nossos pacientes”, destaca o executivo. “Quanto mais fluido for o nosso back office, mais tempo teremos para agilizar iniciativas que beneficiarão a todos que usam nossos serviços de saúde. Afinal, o tempo é uma questão fundamental nesse setor”. 

Fonte: https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/ac-camargo-agilidade-facilidade-acesso-informacao-oracle-pbcs?source=:so:ch:or:awr::::

Por Redação Oracle

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Receba novidades DBS
Empresa Certificada

formulário de interesse

AC Camargo ganha agilidade e facilidade no acesso a informação com PBCS da Oracle

AGENDAR UMA CONVERSA

SEM COMPROMISSO