A abordagem distinta da Oracle em nuvem híbrida e multicloud

Mohid Farazi | January 14, 2022Director – Product Management

De acordo com a Gartner, até 2021 mais de 75% das organizações de médio e grande porte terão adotado uma estratégia de TI de nuvem híbrida ou de várias nuvens. A indústria evoluiu de ter dúvidas sobre o uso de várias nuvens para aceitação geral e foco estratégico claro. Para atender às crescentes necessidades do setor, a Oracle Cloud oferece um conjunto abrangente de soluções na forma de implantações especializadas, recursos amplos de monitoramento e parcerias estratégicas. Neste blog, abordamos esses três aspectos.

Implementações especializadas: na borda, no local e na nuvem pública
Quando se trata de arquitetura de nuvem, as organizações têm vários requisitos de desempenho, controle, segurança, localização etc. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) atende às necessidades dos clientes oferecendo diferentes opções de implementação com alto desempenho, baixa latência e várias medidas de segurança.

Borda: Oracle Roving Edge
A Oracle aproxima os recursos da OCI dos usuários e dos dispositivos que geram dados com a infraestrutura Roving Edge. No centro do Oracle Roving Edge Infrastructure estão os Roving Edge Devices (REDs). OS REDs, nós de servidor portáteis e escalonáveis, permitem que os clientes operem cargas de trabalho em nuvem no campo com baixa latência.

On-Premises: Oracle Cloud@Customer
A adoção da nuvem pública às vezes não é uma escolha viável para as empresas por causa de problemas de soberania de dados, preocupações com o desempenho ou requisitos regulatórios. O Cloud@Customer da Oracle é uma oferta de nuvem local exclusiva que leva a nuvem pública da Oracle aos clientes. Idêntico à nuvem pública da Oracle, o Cloud@Customer vem com o mesmo conjunto de serviços em nuvem, contratos de nível de serviço (SLAs) e medidas de segurança, mas é executado exclusivamente no data center do cliente.

Essa oferta diferencia a Oracle dos concorrentes porque suas ofertas de nuvem pública e privada não são idênticas e têm uma diferença significativa. Usando o Cloud@Customer, as organizações terão um forte controle sobre a infraestrutura e os sistemas e poderão aproveitar benefícios de desempenho e custo sem deixar de atender aos rigorosos requisitos de soberania de dados. Veja abaixo as várias ofertas da Oracle no Cloud@Customer.

Dedicated Region Cloud@Customer (DRCC)
Dedicated Region Cloud@Customer traz o mesmo conjunto de serviços de infraestrutura e plataforma que a nuvem pública da Oracle e os aplicativos do Oracle Fusion SaaS aos data centers do cliente.

Com base em uma análise da Gartner sobre ofertas de nuvem pública e privada de diferentes fornecedores de nuvem, concluiu-se que o Oracle Dedicated Region Cloud@Customer é idêntico à nuvem pública da Oracle e foi chamado de “unicórnio brilhante cor-de-rosa”. Descubra por que o Nomura Research Institute (NRI) e os Australian Data Centres escolheram o Dedicated Region Cloud@Customer para atender às suas necessidades de negócios. Para mais informações, acesse DRCC.

Autonomous Database no Exadata Cloud@Customer
Combina o alto desempenho do Exadata com o Autonomous Database da Oracle e os disponibiliza nos data centers do cliente. Para obter mais informações, acesse Autonomous Database no Exadata Cloud@Customer.

Exadata Cloud@Customer
Traz o alto desempenho do Exadata para os data centers do cliente, oferecendo simplicidade, redução de custos e compatibilidade com outros sistemas Exadata. Para obter mais informações, acesse Exadata Cloud@Customer.

Nuvem Pública: Oracle Cloud
A Oracle Cloud oferece uma ampla gama de serviços de infraestrutura (IaaS), plataforma (PaaS) e software (SaaS). Disponível em todas as 29 regiões do mundo todo, a Oracle Cloud está crescendo rapidamente e pretende servir 36 regiões até o final de 2021. Como nuvem de infraestrutura de última geração, a OCI é uma nuvem de nível empresarial, que oferece flexibilidade e utilidade da nuvem pública com segurança e previsibilidade da infraestrutura local. Ela tem um amplo conjunto de serviços de plataforma, oferecendo aos clientes maior flexibilidade para criar soluções específicas às suas necessidades. A Oracle implementou tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), machine learning (ML), blockchain e internet das coisas (IoT) em seus aplicativos de negócios e serviços de plataforma para que os clientes inovem de forma mais rápida. Veja como o Estado do Kansas usou a Oracle Cloud para modernizar sua infraestrutura, implementar uma abordagem híbrida e atender seus cidadãos com mais rapidez durante a pandemia da COVID-19.

Os recursos de segurança avançados da Oracle Cloud em infraestrutura, dados e aplicativos, além da expansão de programas de conformidade, como ISO, SOC, GDPR e FedRAMP, oferecem aos clientes uma nuvem mais segura e melhora significativamente sua postura de segurança. Ela se destaca de outros fornecedores de nuvem pública , como AWS (ver OCI vs AWS), Azure (ver OCI vs Azure) e Google Cloud (ver OCI vs GCP), com seus serviços autônomos, contratos de nível de serviço (SLAs) e vantagens de custo e desempenho. Os clientes também podem estimar seus custos e suas economias. A Gartner recentemente  declarou que “está na hora de incluir a Oracle como uma opção viável ao avaliar provedores de nuvem pública.”

Monitoramento e gerenciabilidade

Oracle Cloud Observability and Management Platform
Em ambientes modernos de TI, diferentes nuvens são usadas para diferentes cargas de trabalho, tornando o monitoramento e a gerenciabilidade tarefas muito desafiadoras. Ferramentas tradicionais isoladas tornam as tarefas da equipe de TI mais complexas ao solucionar problemas ou correlacionar dados de log, principalmente quando aplicativos estão hospedados em vários ambientes de nuvem.

Para ajudar o setor com esses desafios, a Oracle oferece uma solução completa chamada Oracle Cloud Observability and Management Platform (OMP). Ela oferece visibilidade profunda e insights orientados a machine learning em toda a pilha implantada em qualquer tecnologia, em qualquer lugar. A plataforma melhora a gerenciabilidade em ambientes de várias nuvens e reduz a complexidade e os riscos operacionais. Para expandir os recursos e aprimorar a experiência, os usuários podem aproveitar serviços nativos da OCI, como Notificações, Funções, Eventos e Streaming, com a OMP. Para mais informações, acesse Oracle Cloud Observability and Management Platform.

“Com o lançamento da nova Oracle Cloud Observability and Management Platform, a Oracle oferece outro primeiro do setor”, afirmou Holger Mueller, vice-presidente e analista principal da Constellation Research. “Esta abordagem de ponta a ponta para gerenciamento no local e em várias nuvens não só beneficia claramente os clientes, como também fornece uma plataforma aberta para os parceiros conectarem suas ofertas. As integrações com o Grafana, PagerDuty e Slack, além do suporte a padrões da Cloud Native Computing Foundation, como CloudEvents e OpenTracing, demonstram o compromisso da Oracle com a interoperabilidade.”

Parcerias estratégicas

Oracle e Microsoft
Com a parceria entre a OCI e o Microsoft Azure, os clientes podem aproveitar interoperabilidade entre ambas as nuvens. Com ela, os clientes podem usar o melhor de cada nuvem ao migrar ou criar novos aplicativos. Os clientes podem executar bancos de dados na OCI e utilizar os benefícios do Autonomous Database enquanto executam aplicativos no Azure e aplicam serviços de IA. Com baixa latência, interconexão rápida, identidades federadas e um modelo de suporte colaborativo entre as duas nuvens, os clientes podem executar sua estratégia e inovar na nuvem de forma eficaz. A Oracle está comprometida a oferecer flexibilidade a seus clientes e está aumentando as regiões interconectadas correspondentes (recentemente adicionou Frankfurt como a sétima região) em todo o mundo. Para saber mais sobre a parceria entre a Oracle Cloud e o Microsoft Azure, acesse Oracle e Microsoft aceleram a adoção empresarial da nuvem. Para soluções do Azure, consulte a documentação e, para soluções da OCI, consulte o manual de soluções.

Uma das maiores provedores de telecomunicações, a TIM Brasil, está utilizando a parceria entre a Oracle e a Microsoft para migrar todas as cargas de trabalho locais para a nuvem.

Oracle e VMware
De acordo com o IDC, a VMware tem uma participação de mercado estimada de 80% em software de virtualização local. A Oracle e a VMware projetaram uma solução que facilita para os clientes migrar o ambiente VMware para a Oracle Cloud e aproveitar os benefícios de escala, segurança e desempenho. A Oracle Cloud VMware Solution (OCVS) permite que os clientes criem e gerenciem Data Centers Definidos por Software (SDDCs) da VMware na OCI. Ela demonstra um forte caso de uso de implantações de nuvem híbrida e continuidade dos negócios e recuperação de desastre. A solução oferece controle completo, uma experiência familiar da VMware com as mesmas ferramentas e processos, uma visão única dos ambientes de nuvem híbrida e integração com outras soluções da OCI, como Autonomous Database, Oracle RAC e instâncias de computação bare metal.

Mais vantagens da Oracle Cloud

Oracle por Oracle
Uma estratégia de várias nuvens oferece às empresas a flexibilidade de usar a melhor nuvem possível para cada carga de trabalho. A nuvem de segunda geração da OCI oferece ótimos benefícios de desempenho e custo para executar diferentes cargas de trabalho, sobretudo cargas de trabalho da Oracle. Segundo um relatório da Accenture, o Oracle Database na OCI oferece o melhor desempenho e o melhor preço para esse desempenho. Com diferentes opções de implantação disponíveis pela Oracle Cloud, os clientes têm a flexibilidade de executar suas cargas de trabalho da Oracle com base em suas necessidades geográficas e de arquitetura. Além disso, a Oracle tem uma infinidade de ferramentas de migração que facilitam a migração de cargas de trabalho locais para a nuvem, mantendo tempo de indisponibilidade zero e disponibilidade máxima. Para saber mais sobre como a Oracle funciona melhor na Oracle, consulte Migrar aplicativos locais da Oracle para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Oracle Enterprise Manager
Com sistemas sendo implantados em diferentes ambientes, como no local e na nuvem, os clientes podem acabar tendo problemas de gerenciamento e visibilidade. O Oracle Enterprise Manager oferece uma única solução aos clientes para gerenciamento e visibilidade de implantações da Oracle na nuvem e no local. Com sua nova versão, o Oracle Enterprise Manager 13c versão 5, os clientes podem aproveitar novos recursos, como Gerenciamento da Nuvem Híbrida, Automação de Operações e Extensibilidade. Esses novos recursos ajudarão os clientes a administrar sistemas em ambientes locais e de nuvem com uma única ferramenta, automatizar tarefas de gerenciamento e estender a interoperabilidade com ecossistemas de terceiros. Para saber mais, acesse Oracle Enterprise Manager.  

Oracle MySQL Database Service
O MySQL é o banco de dados de código aberto mais popular do mundo e está disponível na Oracle Cloud como MySQL Database Service. É 100% construído, gerenciado e suportado pela equipe do MySQL. Ele funciona de forma nativa com o Oracle Generation 2 Cloud e está fortemente integrado a tecnologias Oracle. Compatível com MySQL no local, ele proporciona aos clientes flexibilidade de implantação e transição perfeita entre diferentes ambientes, como nuvem pública, nuvem híbrida ou várias nuvens.

O MySQL Database Service é o único serviço MySQL Cloud que oferece o mecanismo de análise na memória, o HeatWave, que pode ser escalonado para milhares de núcleos e é 2,7 vezes mais rápido que o Amazon Redshift por um terço do custo. Ele capacita os clientes a executar cargas de trabalho de processamento de transações on-line (OLTP) e de processamento de análise (OLAP) usando um único banco de dados MySQL. O serviço MySQL Database reduz significativamente os custos em comparação com o AWS RedShift, AWS, RDS e Microsoft Azure. Para obter mais informações sobre o MySQL Database Service, consulte MySQL Database Service.

Quer saber mais?
Você pode encarar melhor a realidade de “não existe um tamanho único que serve para todos” adotando uma estratégia de nuvem híbrida e várias nuvens. As organizações precisam criar uma estratégia de nuvem coerente e fazer escolhas inteligentes de nuvem para atender às suas necessidades de negócios. Com as décadas de experiência da Oracle em software, hardware, bancos de dados, segurança e profunda compreensão das necessidades da empresa, estamos posicionados e comprometidos de forma única para ajudar as empresas a ter sucesso em sua jornada na nuvem. Experimente a OCI hoje de forma gratuita.

Mohid Farazi

Director – Product Management

Mohid Farazi is the Director of Product Management at Oracle Corporation. He is responsible for leading strategy for Oracle Cloud Infrastructure (OCI) in Public Sector. Mohid has spent 15+ years in technology field with focus in cloud, security, AI/ML, and software development.

Fonte: https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/abordagem-oracle-nuvem-hibrida-multicloud?source=:so:ch:or:awr::::&SC=:so:ch:or:awr::::&pcode=

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Receba novidades DBS
Empresa Certificada

formulário de interesse

A abordagem distinta da Oracle em nuvem híbrida e multicloud

AGENDAR UMA CONVERSA

SEM COMPROMISSO