Como a Oracle torna mais fácil mover as cargas de trabalho existentes para a nuvem, de acordo com seu CIO

Criado pela Oracle com Insider Studios 17 horas atrás

Computação em nuvem Oracle

Por Jae Sook Evans, CIO da Oracle 

Já se passaram cerca de 20 meses desde que deixei o Walmart para me tornar o CTO da Oracle. Sendo CIO de uma empresa de tecnologia como a Oracle, tenho a oportunidade de incorporar muitos de nossos produtos e outros serviços de TI para nosso uso, dando suporte a mais de 136.000 funcionários em muitas linhas de negócios.

Além de ajudar a melhorar muito a nossa produtividade com o  Oracle Cloud Infrastructure (OCI) , também estamos aprendendo e melhorando a infraestrutura em nuvem que oferecemos aos nossos clientes.

Você não precisa acreditar na minha palavra sobre o progresso que a OCI fez. O recente Gartner Solution Scorecard para Oracle Cloud Infrastructure IaaS + PaaS analisa a infraestrutura em nuvem e reconhece nosso impulso.

Nossa vantagem competitiva está parcialmente enraizada em nossa ampla experiência na execução das cargas de trabalho corporativas mais complexas, além da confiabilidade do cliente em nossos principais serviços de banco de dados . Mas há mais: adotamos uma abordagem de segurança incomparável, o que nos permite oferecer SLAs abrangentes para disponibilidade e desempenho – tudo a preços realmente agressivos. Além disso, podemos oferecer esses recursos por meio de nossa nuvem pública ou de regiões dedicadas. A Oracle também torna mais fácil para os clientes buscarem uma  estratégia de várias nuvens . 

Por exemplo, muitos clientes usam o  Microsoft Azure-OCI Interconnect  para obter o melhor do Oracle Cloud e do Azure como uma experiência única e ajudá-los a executar ainda mais cargas de trabalho na nuvem.

Além de ajudar a melhorar o OCI, sou responsável por selecionar, construir e operar nossos data centers da região Oracle Cloud. Já temos 30 regiões em todo o mundo, uma das expansões mais rápidas de qualquer grande provedor de nuvem, com planos de expansão para 42 regiões de nuvem em regiões comerciais, governamentais e dedicadas.

As migrações dão trabalho, mas você pode começar agora

Estamos no mesmo barco que muitos de nossos clientes, pois frequentemente executamos aplicativos com várias versões atrás do lançamento mais recente, ou pior ainda, enfrentamos hardware e software que em breve não serão mais suportados. Experimentamos a expansão da infraestrutura e recursos de gerenciamento do ciclo de vida imaturo que aumentaram muito o risco do negócio. Mudar para a OCI foi a nossa solução para esse problema, e é por isso que o mencionei.

Uma coisa que impede muitas empresas de mover cargas de trabalho corporativas pesadas para a nuvem  é que a ideia de reconstruir uma pilha inteira de aplicativos para a nuvem pode ser uma perspectiva assustadora. O que a maioria das pessoas não percebe é que a Oracle torna mais fácil mover essas cargas de trabalho existentes para OCI – retendo aspectos críticos como a alta disponibilidade do banco de dados – sem ter que refatorá-los.

Adotamos uma abordagem de ” elevar e melhorar ” muitas de nossas cargas de trabalho mais difíceis. Nosso foco era a migração de nossos serviços corporativos essenciais para melhorar a segurança, a disponibilidade, os padrões operacionais e a velocidade de implantação de serviços modernos. Percebemos que não precisávamos adotar todos os recursos da nuvem desde o início.

Em todas essas migrações, não movemos apenas as coisas 1: 1 do local. Dimensionamos nossos projetos revisando as taxas médias e de pico de utilização antes mesmo de migrarmos. Após a migração, usamos ferramentas automatizadas, como o Cloud Advisor, que nos permitiu calcular a quantidade certa de recursos de computação, armazenamento e rede necessários para uma determinada carga de trabalho.

Usando essa abordagem, alcançamos uma redução de 50% em nossas necessidades de capacidade e maiores taxas de utilização em nossa computação. Para os clientes, isso significa que você realmente paga pelo que usa, ao mesmo tempo que elimina a capacidade subutilizada. Além disso, nossa ferramenta de computação flexível nos permite aumentar ou diminuir a escala por meio da automação para atender a todas as demandas de aplicativos, mesmo durante picos de uso.

Um bom exemplo disso é nosso serviço de download do Java, usado por clientes Oracle em todo o mundo para baixar versões do Java. O serviço pode frequentemente ser marcado por grandes aumentos de usuários simultâneos em um curto espaço de tempo. Quando operamos este serviço localmente, fomos forçados a construir um ambiente grande o suficiente para gerenciar o uso inconsistente, mas a um custo que era prejudicial para a resiliência extra ou atualizações regulares.

A OCI nos permite mudar tudo isso, pois podemos construir em várias regiões e balancear a carga globalmente. Isso levou a um ganho de desempenho de mais de 75% em uma pegada 30% menor. Além disso, vimos nossos tempos de implantação caírem de semanas ou até meses para literalmente minutos.

E todos esses recursos e vantagens vêm sem sacrificar custos para nossos clientes. E não foi esquecido por Matthew Prince, CEO do provedor de segurança em nuvem Cloudflare – com quem recentemente juntamos forças – que os principais provedores de nuvem não nomeados Oracle cobram dos clientes somas “flagrantes” (palavra dele, não minha) sempre que dados deixa os confins amigáveis ​​de sua nuvem.

Nuvem pública, nuvem privada – é tudo a mesma coisa

A Oracle também reconhece que, devido à conformidade e outros requisitos, alguns clientes precisam continuar executando alguns aplicativos no local. Essa é a razão por trás do Dedicated Region Cloud @ Customer , que permite que os clientes executem serviços em nuvem OCI no local, sem qualquer interseção com a nuvem pública.

O que é importante com este serviço é que ele fornece mais do que apenas um subconjunto de nossos serviços. Essas regiões dedicadas fornecem todos os  mesmos serviços que oferecemos em nossas regiões comerciais  e podem ajudar as empresas com requisitos de privacidade ou soberania de dados rígidos. 

É algo que estou entusiasmado por fornecer e já ajudei muitos clientes com esta solução.

Segurança em profundidade e por design

Além disso, a Oracle projetou essa nuvem de segunda geração para torná-la o mais segura possível – e, acreditamos, mais segura do que qualquer outra nuvem pública disponível. Automatizamos a configuração e o patch do servidor e ativamos os recursos de segurança por padrão para ajudar a garantir que as portas e outros pontos de conexão tenham sido configurados corretamente no lado do cliente.

Uma apresentação recente  de  Edward Screven, arquiteto-chefe da Oracle, destacou um  modelo de confiança zero  e a importância da segurança desde o design. Todos nós estamos cientes dos riscos de um sistema sem patch ou de um ambiente não monitorado, mas depender de seres humanos para acompanhar cada ação administrativa cobrindo milhares de servidores resultará inevitavelmente em falhas. Por isso, recorremos a métodos automatizados para validar nossas ações e alertar sobre os riscos potenciais.

O que eu sei agora

Ao conversar com meus colegas em outras empresas e por ter sido um líder de TI em várias outras empresas de porte corporativo, percebi que compartilhamos muitos desafios semelhantes no gerenciamento de nossos ambientes legados. Um dos aspectos exclusivos da OCI é que ela permite que as empresas colham os benefícios de estar na nuvem, independentemente de quão longe estão em suas jornadas de modernização.

Hoje, estamos vendo os ganhos de custo e desempenho de  elevação e mudança – ou o que chamo de “elevação e melhoria” – sem ter que refatorar totalmente cada aplicativo, e podemos aproveitar ainda mais as vantagens dos serviços nativos em OCI, como nosso banco de dados autônomo. Portanto, não apenas somos capazes de administrar nossa dívida técnica e fazer grandes avanços em nossas capacidades internas, mas estamos passando os frutos de nossas lições para nossos clientes.

Saiba mais sobre como a Oracle pode ajudar sua empresa com a migração para a nuvem.

Fonte: https://www.businessinsider.com/sc/how-to-move-your-workload-to-the-cloud-2021-11

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Receba novidades DBS
Empresa Certificada

formulário de interesse

Como a Oracle torna mais fácil mover as cargas de trabalho existentes para a nuvem, de acordo com seu CIO

AGENDAR UMA CONVERSA

SEM COMPROMISSO